Criado em Maio de 2004, o Centro de Estudos Notariais e Registais (CENoR) veio, em boa hora, colmatar um vazio que empobrecia a formação dos juristas que se dedicavam, sobretudo, ao estudo e à prática notarial e registal.
Assinalavam-se, como fins, a promoção e o desenvolvimento da investigação nestas áreas; a realização de actividades científicas, com destaque para congressos, colóquios e seminários destinados ao incentivo da investigação e do diálogo entre associados e entre estudantes portugueses e estrangeiros; a consultadoria a instituições, empresas e outras organizações, públicas e privadas; a colaboração com entidades, nacionais e estrangeiras, em estudos; a realização de outras acções consideradas necessárias.
Faltava, no entanto, um instrumento que, registando a riquíssima actividade desenvolvida, transmitisse à posteridade os conhecimentos necessários ao bom desempenho da função de Registador e de Notário. Acresce que, nas Faculdades de Direito, esta matéria nem sempre tem sido abordada com a devida atenção.